terça-feira, 19 de abril de 2011

Ana Folha e a Turma do lixão




A celebração especial referente ao Dia Mundial da Água pode propiciar ao educador, ao educando e a comunidade no contexto escolar, o estudo contínuo dos conhecimentos para a preservação do meio ambiente de forma sustentável, cabendo assim destacá-la como recurso natural importante para todos os seres vivos existentes no planeta Terra.
Neste sentido, recomenda-se fazer o planejamento de atividades e projetos ambientais, que mobilizem todos da comunidade escolar, para aprenderem por meio da troca de experiências fundamentadas na educação socioambiental, a qual articula a interdisciplinaridade dos conteúdos direcionados pelo diálogo participativo, que propõem ações, por exemplo: fazer visitas em áreas verdes que conservam os mananciais hídricos das cidades locais; organizar mutirões de limpeza para trabalhar o uso racional da água; implementar a coleta seletiva do lixo seco e orgânico para a economia de recursos naturais (água, areia, petróleo e outros) e todas aquelas que possam estimular de fato o senso crítico e cidadão de cada participante dentro da própria escola junto à comunidade.
E o trabalho de reorientação de novos hábitos e atitudes humanos que valorizam o próprio espaço de convivência socioambiental, precisa ser constante, inclusive de poder compartilhálo com todos (governo, escola, empresa, comunidade e sociedade no geral) a responsabilidade de contribuir para o reconhecimento dos problemas e soluções inerentes à agua e de todo o meio ambiente.
Luciana Ribeiro/Ilustração: Juliana Ribeiro

Acesse para saber mais: http://www.Ibge.Gov.Br/7a12/voce_sabia/datas/data.Php?id_data=16 http://www.Meninomaluquinho.Com.Br/PaginaExtra/default.Asp?id=2253 http://www.Tvcultura.Com.Br/aloescola/ciencias/agua-desafio/index.Htm

Fonte: Jornal Meio Ambiente
http://issuu.com/exceuni/docs/meioambiente

Um comentário:

  1. Excelente artigo de Luciana Ribeiro no Jornal Meio Ambiente, por ocasião do Dia Mundial da Água.

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