segunda-feira, 14 de março de 2011

Alternativas ecológicas mais ajustadas na produção

Hoje, uma empresa já pensa em seu passivo ambiental e na forma de como resolvê-lo, fator que pode comprometer seu patrimônio e ser determinante na inviabilidade de sua permanência no mercado na ausência de políticas e ações preventivas. Como se sabe, o valor de uma companhia é mensurado, dentre outras variáveis, em especial pela imagem que a sua marca projeta nos seus públicos. Em plena era dos ativos intangíveis, a marca passa a representar um dos bens mais preciosos para as empresas, não importando apenas o produto em si, mas a totalidade das percepções, crenças, experiências e sentimentos do consumidor. Este quadro sinaliza a busca de novas alternativas ecologicamente mais ajustadas na produção, por parte das corporações, no âmbito das demandas da gestão social e ambiental responsável.

19 comentários:

  1. Prezada Carmem,
    Excelente colocação Ecológica inerente à postura das empresas e suas responsabilidades socioambientais, que estão ou podem estar sendo desenvolvidas mediante a sociedade e o consumo consciente; De fato, tornou-se fundamental debater tais assuntos, inclusive despertando a SOCIALIZAÇÃO desses para todos os cidadãos comuns-brasileiros...
    Parabéns pelo espaço-ECO que fora concedido para a disseminação dos problemas, soluções e outros que conferem a importância do meio ambiente...
    Muito grata pela atenção e sucesso para sua caminhada VERDE no planeta TERRA!
    Atenciosamente/Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmem, sou amigo da Luciana Ribeiro e ela me sugeriu o seu blog para eu seguir, eu me chamo João Marcos e sou evangélico, e também sigo alguns blog, em favor da Natureza e do nosso Planeta, parabéns pelo seu trabalho e temos sim que apoiar projetos e desenvolvimento para melhorar o nosso Planeta, o nosso Meio Ambiente e a Classe Social de nosso país.
    Por isso Carmem, já estou seguindo o seu blog, que nosso Deus te abençoe muito sua vida e abençoe a sua familia, e que nosso Deus te favoreça em tudo que for preciso para seu trabalho e seus projetos.
    Vou deixar o meu blog é evangélico e desejar seguir fique a vontade.
    http://joaomarcos-salvoparasalvar.blogspot.com/ , um Abraço -João Marcos Alves.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carmen,
    Parabéns pela iniciativa!
    Que esse blog seja um sucesso pois assim fará bem a todos nós!
    Grande abraço
    É Tempo de Conscientizar - ETC

    ResponderExcluir
  4. Carmem, querida, é prazer estar aqui!!!
    Você sabe que sou uma defensora incansável da natureza!!!
    Parabéns pela iniciativa!!!!
    É de pessoas como você que o planeta está precisando!!!!

    Deixo aqui um pequeno texto para reflexão:

    .•*¨*•☆☆LIÇÃO DE VIDA:
    Um senhor idoso estava cuidando de uma planta com todo o carinho. Um jovem se aproximou dele e perguntou:

    - Que planta é esta que o senhor está cuidando?

    - Ah! É uma jabuticabeira – respondeu o senhor.
    ...
    - E ela demora quanto tempo para dar frutos?

    - Pelo menos uns quinze anos – informou ele.

    - E o senhor espera viver tanto tempo assim? – perguntou com ironia o rapaz.

    - Não, não creio que viva mais tanto tempo, pois já estou no fim da minha jornada! – disse o ancião.

    - Então, que vantagem você leva com isso?

    - Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você...

    A lição é que: Não importa se teremos tempo suficiente para ver mudadas as coisas e as pessoas , mas sim que façamos a nossa parte, de modo que tudo se transforme a seu tempo.

    Boa sorte!!! Conte comigo!!!! BeijO. Kátia Mota.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo excelente texto. Tenho certeza que gradativamente as empresas estão mudando suas visões neste campo e grandes projetos tem o objetivo marcante em sustentabilidade. Bons ventos!!! Amauri Barros.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carmem Carril e Amigos do equílibrio Ecológico !!!

    É ótimo existir espaços assim, para colocarmos opiniões e soluções para essa questão vital !!!
    Parabéns a Todos que se doam para coloca-lo no AR !!! Obrigado !! ! ! !

    No momento duas coisas: Muitas vezes vemos o assunto ecologia, tendo como pano de fundo as mastas, os rio, e tudo que remete à natureza, dessa forma o foco é levado para o que estamos perdendo ... ao meu ver a questão ecológica é urbana ! ... cheguei até criar um slogan "Ecologia é Ser humano !" ... é um assunto longo ...

    O outro assunto, é uma reprodução de comentário postado no Facebook, segue:

    Excesso de Crescimento !! ! ! ! " tem a ver com conversas que tivemos, eu, o Luiz e a Mona (Monaliza Torres França), sobre as "questões climáticas" !!! Num momento a conclusão foi que o petróleo extraido ... é o maior responsável pelo moviento da superfície da crosta terrestre ... o assunto é extenso ...

    Abraços a Todos !!!
    Ótimos dias !!!

    Jorge

    ResponderExcluir
  7. Aos amigos do É Tempo de Conscientizar - ETC, Luciana Ribeiro, João Marcos, Katia Mota, Amauri Barros, Jorge, agradeço pelas reflexões e contribuições para essa questão tão vital quanto é a Sustentabilidade na Sociedade contemporânea. A idéia é debater sobre a Sustentabilidade no seu mais amplo sentido, junto ao ser humano, à natureza, às organizações. Bjs a todos e continuem visitando o blog, e, principalmente, continuem expondo suas idéias e propostas.Com carinho, Carmem.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carmem... Muito bom o Blog, sucesso a voce e a todos nos da grande familia humana :-)
    Um grande abraco, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Rose, querida, amiga. Obrigada pela visita e por sua colocação. Pertencemos, sim, a uma grande família humana universal. Bjs e volte sempre.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oiii Carmem parabéns pelo blog e pela inciativa em abordar um assunto de suma importância para todos nós.Desejo que seu blog seja um sucesso,que vc atinja o target desejado e tenhas a repercussão que nem imaginas.Deus te abençoe e alargue suas fronteiras.Boa sorte estou na torcida por vc.bjs

    ResponderExcluir
  13. Carmem...
    Obrigado pelo convite.
    Iniciativas como esta merecem meus votos de apoio e louvor.
    Toda a preocupação com "equilíbrio ecológico / ambiental" é importante para a garantia da qualidade de vida até mesmo a nossa própria sobrevivência no futuro.
    Desejo boa sorte e que seus objetivos sejam alcançados.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Muitos ainda vêem a geração de energia por fontes renováveis como uma iniciativa isolada, incapaz de atender à grande demanda de um país continental. A utilização de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, mas sua capacidade não deve ser subestimada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. “A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” (Johann Goethe)

    ResponderExcluir
  16. Bjs aos amigos Ruberval, Cy Mencarini e Silvia Russo. Obrigada por terem expressado idéias que muito enriquecem nossa reflexão. Da amiga, Carmem Carril.

    ResponderExcluir
  17. Agradecemos a Importante iniciativa, estarei acompanhando e disseminando Carmem. Att. Marco.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada, Marco por sua contribuição. A idéia desse espaço é, justamente, disseminarmos a iniciativa, com vistas à conscientização socioambiental. Grande abraço a você.

    ResponderExcluir